domingo, 6 de setembro de 2009

bela. a menina que se achava feia.

bela nasceu com um nome que descrevia seu rosto, sua pele, sua personalidade. enfim, bastava bela se apresentar para todos entenderem quem era ela. "bela, muito prazer!"
mas o prazer era de todos.

mas, por algum motivo, bela se achava feia. não gostava dos traços do seu rosto, achava que as maçãs das suas bochechas eram murchas e pensava sempe em pintar o castanho do seu cabelo em um preto, bem escuro-- para se esconder do mundo.

um dia bela se encontrou com joão. colega da escola. bela conheceu joão quando os dois tinham 6 anos de idade. bela se lembrava de joão. joão não se lembrava de bela. os dois se encontraram no lobby de um cinema. antes do filme começar. joão estava acompanhado pela esposa. bela, com uma amiga. bela olhou fixamente nos olhos dele e disse: "joão? da primeira série do colégio maristela de copacabana? sou eu, a bela, lembra de mim?" e joão, aproveitando que sua mulher estava a comprar pipocas-- deixou seu rosto expressar tudo o que ele estava sentindo naquele momento. surpresa, falta de ar, e felicidade. tudo ao mesmo tempo. ele buscou pela memória, o nome dela e achou a pequena bela, junto com todas as memórias da primeira série-- e disse: "bela, claro que me lembro. mas como você está... está... linda"

ela, com as bochechas agora avermelhadas disse: "mas você não ligava para mim quando éramos pequenos. na primeira série... me lembro como se fosse hoje (todos os dias)-- um dia eu tomei coragem e me declarei-- mas você me ignorou." e ele: "bela, com 6 anos de idade, qualquer menino se apaixona primeiro pela bola de futebol no recreio de uma escola-- e só depois pela menina. um erro que todos os meninos só descobrem ao chegarem a pré-adolescência. e depois, descobrem a magnitude deste erro, quando entram definitivamente na adolescência." bela, agora ainda mais bonita com uma covinha que nasce nas suas bochechas sempre que ela sorria disse: "então, você não me achava feia?" e joão, com pressa pois sua mulher se aproximava com as pipocas-- e arrependido pois queria passar o resto da vida a olhar para bela-- disse: "não...não... eu tinha seis anos de idade-- e era dono da bola de futebol no recreio da escola."


Sem comentários: